Blog idealizado por mim, Vivian Marcondes, que sempre digo que "em primeiro lugar, sou mãe". Sou e fui muitas coisas nesses meus 32 anos de vida. Mas, há apenas 2 anos, é que descobri aquilo que eu realmente amo, que é a minha cara, minha missão e minha identidade: a maternidade. Daí veio o nome, que primeiro batizou meu blog pessoal, e em seguida também denominou meu grupo no Facebook, mais tarde tendo a Simone Galani como braço meu direito, na moderação.
De início, um grupo sem qualquer pretensão, só para fugir do que eu estava acostumada e não gostava. E sem fazer alarde, se formou uma simpática turma de mães de mente aberta e muita experiência para compartilhar. E a cada publicação, e cada pedacinho de história de vida contada, esse blog aqui ia tomando forma na minha cabeça.
Veio a ideia do blog extensão do grupo, e era inevitável que o título se repetisse! Luanda Mangeni, que se mostrou mais do que empolgada: maravilhada com essa ideia, é meu braço esquerdo, e assina muitos dos textos publicados aqui.
E aqui vamos nós: com muitas Identidades incríveis para revelar, sem regras indiscutíveis, fugindo sempre que possível dos clichês. Aqui são mães de verdade! Dedicadas, amorosas, apaixonadas, mas nunca perfeitas.
Curtam!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Identidade: Mãe Juliane Vismari

          Não sou uma mãe perfeita porque gostaria de poder evitar que ele sentisse dor, me sinto culpada,                                  incapaz às vezes, por não conseguir arrancar aquela dor dele


Começo deixando claro que minha vida sempre foi trabalho e foi através dele que hoje tenho minha família.

Conheci meu marido, Júlio, através da irmã dele e minha grande amiga Glória, a qual conheci no trabalho. Eu e Glória dividimos apartamento por quase 2 anos e me senti adotada pela numerosa, agitada e apaixonante família Moisés.
Como eu e Glória tivemos pouco tempo na vida pra curtir a vida, já que o batente veio cedo e intenso pra nós de formas diferentes, então nossa amizade tornou-se um pacto de viver nossa adolescência tardiamente e o nosso barato era cachaça, balada, namorar muuito (opa!) e tudo isso aproveitamos muito. Em uma dessas baladas, conheci o Júlio e o detestei, porque era o bêbado chato da balada. Daquela noite após um beijo contrariado que lhe dei, nem sonhava que estava conhecendo o futuro pai do meu filho e então por meses ele me cortejou (nossa, alguem usa essa expressão ainda rs) e eu corri dele. Afinal era um galinha nato, baladeiro, moleque total (apesar da idade, já que é 6 anos mais velho que eu), então ficávamos esporadicamente e sem compromisso sempre.
Até que um dia ele disse que queria namorar comigo, de verdade e, após uma prova de amor irrefutável (isso rende outra história), começamos a namorar e 9 meses depois fomos morar juntos. Isso foi em dezembro/2008 e cá estamos até hoje.
Em dezembro/2011 decidimos ficar grávidos, mas tinha uma endometriose no meio do caminho que me levou à uma cirurgia em julho/2012 e eis que em setembro/2012 descobrimos que nosso príncipe estava a caminho.
Tive uma gravidez de fazer inveja à qualquer mamãe: nao senti enjôo, náusea, dor, nada, só fiquei redoooooonda como se tivesse 3 bebês na barriga. No fim da gestação minha pressão subiu e comecei a inchar, sintomas de pré-eclampsia e tive que induzir o parto com 38 semanas. Tranquilo, dia 1 de maio lá estava eu induzindo parto normal e todo mundo me achando A louca porque "hoje em dia pra que sofrer um parto normal se a cesariana é tão rapidinha..." Meu sonho era/é viver o parto normal, e, apesar de não ter sentido quase dor (as enfermeiras chocadas em ver as contrações na toco e eu papeando tranquila), de ter dilatado 10 dedos, bolsa rompida, bebê virado e encaixado, não rolou! Carlinhos estava com a cabeça transversal e não saiu após meia hora fazendo força. Acabei indo pra cesárea chorando. Mas foi o momento mais lindo da minha vida e sou muito grata por poder ter vivido essa experiência abençoada!


Com quantos anos se tornou mãe?

29 anos.

Quantos filhos, e quais idades?

Carlos Alberto, 5 meses.

Como você era antes, e como ficou com a chegada da maternidade?

Eu era alucinada por trabalho, não me preocupava em me alimentar bem, ter momentos de lazer, sempre colocava a obrigação à frente de tudo, enfim uma caxias. Quando o instinto maternal bateu à minha porta, passei por um processo de reflexão e refiz minhas prioridades. Portanto a maternidade me trouxe um novo olhar desacelerado sobre a vida com simplicidade, o prazer do cotidiano, o cultivo do bem-estar e a importancia da família acima de tudo.

Um momento inesquecível com seu filhote:

O parto: assim que ele nasceu, abriu um berreiro (para o meu alívio rs) e, magicamente, só parou quando a enfermeira colocou ele pertinho de mim para eu beijá-lo. Eu - que já estava chorando antes dele nascer - chorei mais ainda depois que o vi pessoalmente pela primeira vez.

Do que você teve que abrir mão, com a chegada da maternidade, e como encarou isso?

Ainda estou afastada da empresa e tem sido um impacto estar longe do trabalho, tendo em vista meu histórico work-a-holic.  Mas estou curtindo as belezas de ser mamãe intensamente, e sei que viver esses momentos com meu filho valerão muito a pena. Me sinto muito mulher sendo mãe.

O maior susto, na sua vida de mãe:

Quando vi sangue no cocô do Carlinhos, que foi diagnosticado logo depois com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e que se manifesta nele de uma forma pouco comum que é lesando o intestino. Nem sabia da existência dessa alergia, foi bastante surpreendente pra mim.

Você trabalha? Qual a sua profissão?

Sou analista financeira de uma empresa do ramo de eventos. Mas sou formada em Letras (não tentem entender...)

Quando você se cuida e curte o(a) parceiro(a)?

Ultimamente estou em falta com meu marido que amo muito. Mas logo estaremos namorando e passeando bastante juntos, pois no momento as namoradas aguardam uma brechinha de tempo que nosso filhote nos permite rs...

Já fez alguma viagem com o(s) pequeno(s)? Pra onde? Como foi?

Ainda não viajamos com o pequeno.

Tem bichos em casa? Qual o contato da(s) criança(s) com ele(s)?

Não temos bichinho de estimação, pois meu apartamento é muito pequeno (mal nos cabe nele). O único contato do meu bebê com animais até agora é ouvir o bem-te-vi que mora na árvore em frente ao nosso apê cantar.

Quem é responsável pelos cuidados diários?

Eu. E aos sábados eu saio por 3h para estudar inglês e meu marido fica com ele.

Quais os programas preferidos de mamãe com a(s) cria(s)?

Eu saí pouco com o pequeno por enquanto... Mas saimos pra comer fora, passeamos na casa das vovós... Essa semana tentei caminhar até uma praça aqui "perto" de casa com ele no canguru e quase enfartei. Estou fora de forma rs

Seu(s) filho(s) já frenquenta(m) escolinha? Qual a sua participação nessa rotina?

Não, ele fica comigo o dia todo. Brinco com ele, canto, ensino a sentar, rolar, é uma delícia.

Não sou uma mãe perfeita porque...

Gostaria de poder evitar que ele sentisse dor, me sinto culpada, incapaz às vezes, por não conseguir arrancar aquela dor dele. A rotina de um bebê com APLV é uma incógnita, pois me habituei a identificar choro de dor e cólica... É bem sofrido...

E por fim, o que é ser mãe pra você, além de "Padecer no Paraíso"? Qual o segredo para ser uma boa mãe?

Depois da maternidade, descobri o amor mais puro que Deus criou na Terra. Nada é mais gratificante que o sorriso banguelo do meu Carlinhos quando cruza o olhar com o meu, como quem vê em mim a maior alegria da sua vidinha maravilhosa. Apesar do cansaço, do trabalho duro, da dedicação, do pouco (às vezes nenhum) sono, esse, sem dúvida, é o trabalho que mais me orgulhou na vida até agora: ser MÃE.
Não sei o segredo para ser uma boa mãe, acho que basta amar muito esse serzinho cuja vida nos foi confiado e que nos torna, diariamente, pessoas melhores do que éramos. É um presente de Deus!

5 comentários:

  1. Adorei... Tá vendo? Balada nem sempre é ruim... rsrsr... e bêbado chato também tem suas qualidades, né? rsrs.. Parabéns pela história... bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa história Juliane, mas eu queroooo saber qual foi a mega prova de amor do bêbado chato da balada kkkkk!!!!
    Parabéns pela luta diária e por esse fofinho que Deus te confiou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk Adorei o "era o bêbado chato da balada"... Tem que contar os podres! Sumemo!
    Essa foi rapidinha, mas reveladora!
    Imagino que pra uma workaholic e ainda baladeira, deve ser mais desafiador do que pra qualquer uma. Parabéns pela coragem, dedicação e pelo filho LINDOOOOOOO! Belíssimo bebê!!

    ResponderExcluir
  4. Ri da história de "amor" entre vc e o marido.... PArabéns pelo filho, que é um fofo!

    ResponderExcluir
  5. Espero que Deus continue abençoando cada dia mais e mais você e sua família... Que todos permaneçam sempre unidos, felizes e saudáveis.. Um grande bijo!!!

    ResponderExcluir