Blog idealizado por mim, Vivian Marcondes, que sempre digo que "em primeiro lugar, sou mãe". Sou e fui muitas coisas nesses meus 32 anos de vida. Mas, há apenas 2 anos, é que descobri aquilo que eu realmente amo, que é a minha cara, minha missão e minha identidade: a maternidade. Daí veio o nome, que primeiro batizou meu blog pessoal, e em seguida também denominou meu grupo no Facebook, mais tarde tendo a Simone Galani como braço meu direito, na moderação.
De início, um grupo sem qualquer pretensão, só para fugir do que eu estava acostumada e não gostava. E sem fazer alarde, se formou uma simpática turma de mães de mente aberta e muita experiência para compartilhar. E a cada publicação, e cada pedacinho de história de vida contada, esse blog aqui ia tomando forma na minha cabeça.
Veio a ideia do blog extensão do grupo, e era inevitável que o título se repetisse! Luanda Mangeni, que se mostrou mais do que empolgada: maravilhada com essa ideia, é meu braço esquerdo, e assina muitos dos textos publicados aqui.
E aqui vamos nós: com muitas Identidades incríveis para revelar, sem regras indiscutíveis, fugindo sempre que possível dos clichês. Aqui são mães de verdade! Dedicadas, amorosas, apaixonadas, mas nunca perfeitas.
Curtam!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Identidade: Mãe Wanessa Scilla Di Domenico

Não sou uma mãe perfeita porque Tenho muita coisa para resolver e sempre pouco tempo. Tudo é feito correndo, mas sempre com muito amor.

Minha vontade de ser mãe sempre existiu....
Sou a primeira filha de duas, filha de mãe separada e guerreira. Sempre vi sua luta para nos sustentar, para nos educar. Somos unidas, três  mulheres que lutam incansavelmente pela felicidade, e que se ajudam e se apoiam.
Me casei a primeira vez com 26 anos, e logo começamos a tentar... E nada acontecia. Foram 5 anos de exames e tentativas frustradas, e essa dificuldade foi aguçando minha vontade. Estava louca para ser mãe.
Mal sabia eu como Deus realmente tem seus propósitos! Na Páscoa de 2004, minha mãe descobriu um câncer de mama, e ficou arrasada. Três dias depois descobri que estava gravidíssima. Com 1 dia de atraso eu estava com muito sono e a certeza que meu tão desejado filho estava no forninho ...
Foi uma gravidez tumultuada, minha mãe passando por todo o processo de tratamento e eu me dividindo entre Brasília (pra onde me mudei por conta do trabalho do marido) e São Paulo, para acompanhá-la, e me dividindo entre dois sentimentos muito antagônicos, a felicidade de estar gravida e a tristeza e medo pela minha mãe.
No final da gestação, João Pedro teve restrição de crescimento no útero, então seguramos até 36 semanas e partimos para a cesárea. Na hora do parto eu tive muito medo, sabia que ele talvez precisasse de UTI, e bingo, não estava com o pulmão maduro o suficiente. Foram 5 dias de muito sofrimento, emocional e físico. Eu, mesmo no pós cirúrgico  passava o dia todo ao lado dele. Não desgrudei até poder pegá-lo e amamentá-lo...  Até poder levá-lo para casa comigo.
Ele foi um bebê muito chorão, me dava desespero, de cansaço porque não dormia, e porque algo me dizia que tinha alguma coisa errada, apesar de todos os melhores pediatras de São Paulo falarem que estava tudo bem.... Meu coração não se aquietava...
Com 7 meses ele teve uma febre repentina e achei que ele estava com falta de ar. Levei a emergência do São Luiz e descobriram que tinha algo errado. O pulmão esquerdo estava  insuflado. Direto para UTI e começamos a fazer exames para descobrir o que estava acontecendo. Todos os meus receios começaram a me assombrar, mas permaneci muito forte ao lado dele. Descobrimos que ele tinha uma doença congênita que se chama enfisema lobar congênito. É uma doença rara e precisa ser operada com certa urgência, pois existe uma falha no brônquio. O ar entra mas não é expelido... O pulmão fica insuflado de CO2.
Sou uma pessoa muito prática e decidida, e já que precisava ser operado que fosse antes de alguma complicação mais seria, e essa doença pode ocasionar várias outras, inclusive problema cardíaco por sobrecarga. A cirurgia foi perfeita, sem nenhuma intercorrência. Ele já saiu do centro cirúrgico sem respirador e após uma semana voltamos para casa. Ai sim renascimento. Os choros pararam e ele voltou a se desenvolver normalmente. Sempre foi uma criança normal, e até hoje não sabe pelo que passou. Contarei na hora certa.
Em seguida meu casamento começou a desmoronar, e então descobri que estava grávida novamente. Minha primeira princesa, linda, grande e muito saudável.
Três meses após o nascimento dela, comecei  a me reestruturar profissionalmente para poder me separar. E assim aconteceu... Saí com a cara e a coragem, 2 filhos nos braços e deixei pra trás toda uma má fase. Lutei muito para reconstruir minha vida. E tudo foi dando muito certo.
Trilhando uma nova vida profissional e voltando a me sentir forte voltei a ter vontade de ter um companheiro. E Vinicius veio nessa fase, nos apaixonamos de imediato e juntos passamos a querer ter uma família ainda maior.
Mas ele sempre foi muito ciumento, então passei por muitos perrengues, chegamos a terminar por duas vezes, porque ele me sufocava com tanto amor. Mas separados também não funcionava.
Após a segunda separação, voltamos a nos encontrar e a Sofia veio nesse reencontro. Sofia é a cara do pai, e trouxe muita união para nossa família.
Tudo se encaixou, os irmãos a amam mais que tudo, o pai se transformou e ela agregou muito a nossa vida.

Minha vida é corrida, às vezes beira o caos, não sei como dou conta, mas sou muito feliz com tudo o que Deus me deu. Agradeço todas as dificuldades, agradeço todas as alegrias e principalmente agradeço meus filhos por terem me escolhido. Eu não seria nada sem eles!!!!

Com que idade se tornou mãe?   31 anos

Quantos filhos, e quais idades?  3 filhos, um menino de 9 anos, o João Pedro, uma menina de 6 anos, a Manuella e uma bebê de 1 ano e 3 meses, a Sofia.

Como você era antes, e como ficou com a chegada da maternidade?  Era bastante individualista e muito independente. Muito dona do meu tempo e da minha vida ,viajei muito, curti baladas, sim era muito baladeira, tinha muitos amigos.  Com a chegada do João Pedro me vi abrindo mão de tudo por ele. Hoje meus programas incluem meus filhos. Não existe vida sem eles.

Um momento inesquecível com seu(s) filhote(s): O  nascimento !!!!! Sempre, nos 3 partos. Ver aquela carinha enrugada que estava dentro da barriga por 9 meses olhar para mim a primeira vez tornou a maternidade muito real.

Do que você teve que abrir mão, com a chegada da maternidade, e como encarou isso? Tudo foi muito natural na minha vida, não me senti obrigada a fazer ou deixar de fazer nada. Fazemos tudo juntos!!!!!

O maior susto, na sua vida de mãe: Descobrir aos 7 meses que o João Pedro tinha uma doença congênita grave, o enfisema lobar congênito, e ter que entregá-lo nas mãos de cirurgiões para retirada de metade do pulmão esquerdo.

Você trabalha? Qual a sua profissão? Trabalho e muito. Sou cirurgiã dentista e trabalho como diretora  em uma clinica odontológica.

Quando você se cuida e curte o parceiro? Tenho uma rotina muito bem estruturada com as 3 crianças. Eles dormem cedo, os 3 e com isso tenho a noite livre para namorar, estudar, assistir um filme ou dormir. Tento me dividir em 4  Wanessas: Wanessa mãe, Wanessa profissional, Wanessa mulher e Wanessa esposa. Tenho me saído bem nas 4 funções. Não é nada fácil, mas tenho conseguido dar conta.

Já fez alguma viagem com o(s) pequeno(s)? Pra onde? Como foi? Fizemos algumas. Agora que tenho 3, temos viajado menos. Foram duas viagens nesses 15 meses, uma para Olimpia no parque de águas termais e outra para um hotel de esportes de aventura em Mairiporã. Confesso que está bem difícil me programar para sair com eles, mas assim que a Sofia crescer um pouquinho quero levá-los para Disney.

Tem bichos em casa? Qual o contato da(s) criança(s) com ele(s)? Temos a Illy, uma Lhasa Apso fofa e bagunceira. A cachorra é das crianças então o contato deles é total, brincam, passeiam, dividem biscoito... rs

Quem é responsável pelos cuidados diários? Me divido com a Zazá que é meu braço direito em casa,que busca a Sofia e a Manu na escola, dá comida e brinca enquanto não chego. Após as 19:00 eu e Vinicius assumimos a tropa, dou banho, jantar, mamadeira, lição de casa e coloco para dormir.

Quais os programas preferidos de mamãe com a(s) cria(s)? Parques !!!!!

Seu(s) filho(s) já frequenta(m) escolinha? Qual a sua participação nessa rotina? João Pedro já está no final do 3° ano. Manu esta indo para o 1°ano e a Sofia já frequenta o berçário. Minha participação na rotina escolar deles fica para a parte da manhã, onde arrumo eles e para entregar a perua, no caso do João e entregar as meninas na escola. E depois retornamos a rotina a noite, para fazer as lições de casa e estudar para as provas.

Não sou uma mãe perfeita porque... Tenho muita coisa para resolver e sempre pouco tempo. Tudo é feito correndo, mas sempre com muito amor.

E por fim, o que é ser mãe pra você, além de "Padecer no Paraíso"? Qual o segredo para ser uma boa mãe?  Não encaro a maternidade como “padecer no paraiso”, tenho muito mais alegrias do que problemas, tenho orgulho deles e de mim também. Batalhamos juntos para ter qualidade no tempo que ficamos juntos, somos companheiros, amigos.
O segredo para exercer a maternidade com serenidade é ter muito amor, mas também disciplina, muita conversa, e respeito aos filhos, às suas características e personalidade.
O fato de ter 3 crianças em casa me ensinou a respeitar o que cada um deles é, e o que eles podem oferecer a mim e ao mundo. Os  amo mais do que tudo, mas principalmente os respeito acima de qualquer outra coisa. E sou grata demais por ter sido escolhida para ser a mãe desse trio maravilhoso.

6 comentários:

  1. Wanessa!!!!!!!
    Pode me dar um autógrafo aqui na minha caderneta de "mãe"?!!
    Rsrsrsrsrs que história fantástica, vc é muito corajosa, guerreira mesmo...sair de um casamento com 2 filhos e ainda ter mais 1 depois com um novo amor!
    Isso que eu chamo de "recomeçar com estilo"!!!
    Parabéns!!!
    Vc só não disse se sua mãe se recuperou...desculpe se é perguntar demais...se preferir, não responda.
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica
      Minha mãe se recuperou sim. O João Pedro esta com 9 anos e ela esta com alta a esse tempo tambem. Ela tem verdadeira paixão por ele, por que acho que ele foi o simbolo do renascimento dela, ne?
      beijos

      Excluir
  2. Wanessa, também tô impressionada com sua história... ai meu Deus, como sou imatura..kkkkkkkk.. Cada dia me sinto mais adolescente com as histórias que leio aqui... bom, só passando pelos problemas é que se cresce, né?? Parabéns... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraia
      Aprendi muito com o sofrimento, me tornei uma pessoa infinitamente melhor... E agradeço a Deus por cada momento ruim. Só assim hoje posso dar valor as minhas conquistas.
      beijos

      Excluir
  3. Sempre fui sua fã declarada, né? ô mulher pra dar conta de tudo, e ainda estar sempre arrumada, maquiada, de cabelo maravilhoso e cuidando do maridão... não é pra qualquer uma! Aliás, é pra pouquíssimas!

    Parabéns, mamãe Maravilha!!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida
      Eu que sou sua fã. Mudou de profissão e descobriu talentos escondidos.
      Somos todas mamães maravilhas, damos o nosso melhor a nossas crias...
      beijos

      Excluir