Blog idealizado por mim, Vivian Marcondes, que sempre digo que "em primeiro lugar, sou mãe". Sou e fui muitas coisas nesses meus 32 anos de vida. Mas, há apenas 2 anos, é que descobri aquilo que eu realmente amo, que é a minha cara, minha missão e minha identidade: a maternidade. Daí veio o nome, que primeiro batizou meu blog pessoal, e em seguida também denominou meu grupo no Facebook, mais tarde tendo a Simone Galani como braço meu direito, na moderação.
De início, um grupo sem qualquer pretensão, só para fugir do que eu estava acostumada e não gostava. E sem fazer alarde, se formou uma simpática turma de mães de mente aberta e muita experiência para compartilhar. E a cada publicação, e cada pedacinho de história de vida contada, esse blog aqui ia tomando forma na minha cabeça.
Veio a ideia do blog extensão do grupo, e era inevitável que o título se repetisse! Luanda Mangeni, que se mostrou mais do que empolgada: maravilhada com essa ideia, é meu braço esquerdo, e assina muitos dos textos publicados aqui.
E aqui vamos nós: com muitas Identidades incríveis para revelar, sem regras indiscutíveis, fugindo sempre que possível dos clichês. Aqui são mães de verdade! Dedicadas, amorosas, apaixonadas, mas nunca perfeitas.
Curtam!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Identidade: Mãe Vivian P Marcondes


"Não sou uma mãe perfeita porque somos livres e felizes, dentro da nossa rotina maluca!"

Senta, que lá vem história! rs

Às vezes, parece que eu nasci pra isso: ser mãe, exercer a maternidade, debater assuntos maternos, fazer programas de crianças, ouvir músicas infantis, preparar papas, etc. Esse papel me caiu como uma luva!

Não foi à toa que criei um grupo com este nome!

Minha brincadeira preferida na infância era colocar um urso de pelúcia embaixo da blusa, para simular um barrigão, e fazia isso escondida, é claro! rs Sempre achei a gravidez simplesmente mágica!!!



Até minha filha nascer, pra dizer a verdade, eu não sabia muito bem a que vim ao mundo... Não gostava da minha profissão, não conseguia dar continuidade aos meus projetos, não me jogava de cabeça em nada! Sempre amei as pessoas ao meu redor... meus pais, meu irmão, meu marido, mas nunca senti um amor tão arrebatador que me fizesse repensar toda a minha vida, em função da dedicação à ele. Pesado, hein? Mas, para mim, eu não seria Mãe com M maiúsculo se não fosse assim.



Meu exemplo de mãe foi o melhor possível! Tive minha mãe e minha avó materna muito presentes, cuidando de tudo na minha vida e do meu irmão. Minha mãe sempre foi a personificação da mãe leoa, que defendia as crias, contra tudo e contra todos. Se precisasse dar bronca, colocar de castigo? Ok! Mas, só ela podia fazer isso, e ninguém mais! Quem se atrevesse, perdia a amizade e até o parentesco do dia pra noite! rs 

Ela aparecia na escola só pra me dar um beijo, de surpresa! Minhas amiguinhas ficavam PASMAS com a presença de espírito da minha mãe. E também, simplesmente com a PRESENÇA DELA, porque era a única mãe que aparecia assim! Eu guardei isso bem fundo! Fui amamentada até o nascimento do meu irmão, quando eu tinha 1 ano e 9 meses, e durante toda a nossa infância, comemos comidinha CASEIRA, DELICIOSA, feita por ela, ou pela vovó... E aqui falamos do meu 2º exemplo de mãe maravilhosa: Dona Néli, que foi durona e rígida, como mãe. Mas, como avó, era e é babona até hoje, e extremamente amorosa! Mullher, profissional, mãe, vó, super dona de casa, cozinheira de mão cheia, vaidosíssima, super anfitriã, cheia de amigas e pessoas queridas que amam estar por perto, e que qualquer um JURA não ter a idade que tem. E nem eu vou revelar... rs

Apesar desse espaço ser dedicado a falar de MATERNIDADE, meu pai merece ser citado e homenageado, por ser uma das pessoas mais admiradas da minha vida! Palavras de ordem na vida dele sempre foram: Superar, Motivar, Vencer, e é o meu ídolo!
Apesar de ter crescido em uma família extremamente humilde, tem uma história de sucesso linda, principalmente para quem teve uma infância tão cheia de privações e dificuldades, em uma casa com muitos, MUITOS irmãos. E então, toca pro meu 3º exemplo de mãe, não menos maravilhosa: minha avó paterna, Dona Juju! Colocou muitos filhos no mundo, perdeu alguns, coleciona cicatrizes na alma, e mesmo assim é uma mulher de muita fo
rça, fibra, e ainda sobra espaço para leveza e bom humor, do alto de seus 90 e tantos anos -e esses tantos, ela não revela à ninguém- e de tantas provações da vida!



Foi por isso tudo, por eu ter sido sempre tão família, minha vida adulta ficou assim, meio vaga, até chegar o meu maridão! Nos conhecemos em Fevereiro/2007, começamos a namorar em 14 de Junho de 2007 e subimos ao altar em 14 de Junho de 2008! Não preciso nem dizer que 90% dos convidados presentes na cerimônia, incluindo o padre, não botavam fé que aquilo fosse durar. Mas, aquilo está durando! rs O início do casamento foi tenso! Nós éramos imaturos, apesar dos 26 anos (eu) e 25 (ele). Fomos precipitados SIM, hoje reconhecemos! Mas, driblamos todas as adversidades do início da vida a dois, e 1 ano e meio depois (Dezembro/2009), eu comecei a PIRAR na ideia de ser mãe. Meu instinto não simplesmente brotou de mansinho... ele GRITAVA! rs Tipo "o gigante acordou"!!!
Só que o Átila demorou mais alg
uns meses pra abraçar a ideia de verdade, e parece que era isso que faltava pra Isabela vir, muito desejada, como deveria ser. Como sou loucamente ansiosa, mais ou menos em Maio/2010 comecei a deprimir a cada menstruação. E em Julho decidi que não pensaria mais nisso e comecei a fazer academia com gás total! Em Setembro eu já corria 10km por dia!! 

Meu ciclo era MEGA desregulado, e por isso não estranhei quando tive um atraso maior que a média em Agosto... Só me preocupei mesmo, depois que passei 20 dias com cólica e nada de menstruação. Então, o médico pediu alguns exames, comigo ali jurando que não estava grávida, mas estava preocupada com essa loucura exagerada do ciclo. Dia 04 de Setembro de 2010, fizemos uma viagem curta com meu pai e minha mãe, e na estrada eu fiquei MUITO enjoada, chegando a vomit**! Meu pai, que tinha passado os últimos 2 anos me pedindo um neto, e chamando a minha barriga de Gustavinho (nome eleito para o sexo masculino), vibrava com o meu mal estar! rs Lembrando disso hoje, foi realmente cômico! Dia 05, lá fui eu tirar sangue pros exames. Dia 6, no trabalho, abri os exames pela internet... Tudo normal... exceto um número que era pra ser maior ou menor que 25, e já passava de 29000!!!! Meu hormônio Beta HCG!!! 7 semanas de bebê à bordo! 
No mesmo dia corri no hospital, reclamando daquela cólica, como desculpa perfeita pra ver a minha sementinha plantada! Estava lá, meu pisca-pisca tão desejado, chamado batimento cardíaco!!

E essa cena, fica pra sempre na memória: minha mãe ali na cadeira ao lado com o celular na mão, pronta pra torpedear a novidade pro mundo inteiro, e eu de olhos arregalados, esperei o ultrassonografista sair da sala, pra comemorar: "tem um neném aqui!!!!!" Vida nova!

Demorou 2 semanas pra cair a minha ficha e eu começar e espalhar e novidade. Então fiz um blog pra ter um "diário de bordo" dessa delícia de fase: http://blogdabarriga.zip.net/ - O 'Blog da Barriga'.

Durante a gravidez, eu tive muitos alto e baixos hormonais! Uma TPM constante, mas era muito bom! Eu amava aquilo tudo, sentia que o mundo, literalmente girava em torno do meu umbigo! Seguindo minha linha ansiosa, arrumava qualquer desculpa, qualquer dorzinha pra correr na maternidade e fazer uma ultra... tenho zilhões de laudos guardados! rs Fui à todas as feiras de Gestante que aconteceram durante a minha gravidez. Comprei o quarto inteiro e o carrinho enquanto ainda nem sabia o sexo do meu bebê. E depois que soube, aí mergulhei no mundo cor de rosa! Voltava pra casa, sempre com sacolinhas de mimos pra ela, e quando era dia de alguma feira, voltava com sacolas do meu tamanho. Por volta dos 7 meses, o quarto já estava todo pronto, roupas guardadas, berço arrumado, e eu louca para que chegasse o grande dia.

Talvez a ansiedade tenha dado um empurrãozinho para que a minha bolsa estourasse com 37 semanas, exatas, de modo que só tive tempo de visitar uma maternidade. Dia 03 de Abril de 2011, às 13:19hs, chegou a razão da minha vida! E essa lembrança vem junto com um friozinho na barriga!



Para resumir, eu não estava preparada pra tanto amor, tanta necessidade de proteção, tanto medo de que algo desse errado. Eu chorava muito durante os 15 primeiros dias, e não sabia nem porque. Era muita felicidade e muito desespero juntos. Mas, tuuudo passou.

Ali mesmo, decidi que não delegaria essa missão pra ninguém, e que não conseguiria deixar de dar cada banho, trocar cada fralda, colocar pra dormir, e ser o primeiro e o último rostinho que ela veria todos os dias. Então veio o papo de ser mãe em tempo integral. E isso seria um baita desafio se eu tivesse apenas um marido, mas eu tenho um SUPER marido, absurdamente compreensivo e parceiro, que me admira e me apoia, e foi assim que esperei acabar a minha licença e joguei tudo pro alto! Um ano depois comecei a pensar em como voltar a me sentir mais útil fazendo algo prazeroso e que me desse uma rotina flexível. Estava na minha cara o tempo todo: fotografia!!! Estudei, me empenhei, tive o patrocínio do meu maridão pra investir nos primeiros equipamentos, e me joguei! Descobri o meu verdadeiro dom! Me encontrei e estou completamente realizada!

O primeiro chorinho que parece que foi ontem, já faz 2 anos e 4 meses. E sigo amamentando, porque ser mãe pra mim, era amamentar. Só não pensei que duraria tanto! rs Fiz o blog 'Identidade: Mãe' (particular) http://www.identidademae.blogspot.com.br/ e depois criei o grupo de mesmo nome.



Me considero uma mãe extremamente dedicada, porque basicamente vivo pra ela, e esqueço de mim a maior parte do tempo.  

No dia do seu aniversário de 2 anos, escrevi um texto que diz muito do que sinto: 


'Minha filha, hoje faz 2 anos que você me colocou no mundo! 

Em uma vida, que pode durar 100, parece pouco. Mas, esse tempinho com você na vida da mamãe, até agora foi o bastante para motivar grandes mudanças.
Me dispor a mudar meu corpo era só o começo. Desde que peguei aquele exame, começou a transformação! Mudei minhas roupas, minha casa, meus hábitos... E a partir daquele momento mágico em que ouvi o seu primeiro chorinho? Mudei minha rotina, minhas noites de sono (sono?), minhas prioridades, meu cabelo, meus gostos, e até a minha profissão! Sim, mudei também a minha Identidade!
Grandes abdicações, grandes descobertas, grandes emoções! 

Sonhei com a maternidade desde criança. Em primeiro lugar, eu sempre me vi mãe. Quando o momento chegou, eu quis cuidar, ensinar, abraçar, ver, ouvir e sentir tudo de você, o tempo todo. 24 horas te estudando, te aprendendo e te vivendo! O trabalho mais árduo, cansativo, doce e delicioso do mundo! Não pense que é sempre lindo e colorido, porque o que não te falta é personalidade, energia e disposição para uma tal de birra, que eu e papai estamos tentando driblar!

Sabendo que vai contra o que muita gente pensa ser o ideal pra mim, vou seguir assim, priorizando o lugar onde sou protagonista: a sua vidinha. 

Larguei meu trabalho estável por você. Descobri uma nova paixão, motivada por você, em suas carinhas e boquinhas irresistíveis. Investi nessa nova profissão, com muito amor e dedicação porque amo fazer isso. E amo mais ainda, a flexibilidade que esse trabalho me dá, pra continuar no meu papel principal e ainda seguir te amamentando, porque eu e você adoramos esse momento só nosso.

E são tantos benefícios e tantas alegrias que eu recebo em troca, que essa listinha não dá nem pro começo! 

O que te desejo nessa data especial é aquilo que peço em todas as minhas orações: saúde, felicidade, proteção e acrescento muitos, muitos anos de vida! Quero estar aqui em grande parte deles!

Minha filha, minha vida! Você significa o mundo pra mim! Como diz sua vovó Nádia, não inventaram uma palavra que defina bem esse sentimento, mas o que tem é: Amo você, amo ser mãe, amo ser sua mãe, amo tudo o que você me ensina, que me mostra e tudo o que veio com a sua chegada.
Estou aqui, pra você, pra tudo e pra sempre. Mamãe."


Com que idade se tornou mãe: 

29

Quantos filhos, e quais idades?

 Isabela, 2 anos e 4 meses

Como você era antes, e como ficou com a chegada da maternidade? 

Eu não era eu! rs De verdade, me descobri na vida, com a maternidade. Isso aqui é pra mim! Eu era egoísta, egocêntrica, maquiada, arrumada, magrinha, cabelo lindo, bancária, muito indecisa e perdida. Fiquei FELIZ, realizada, maravilhada com a vida, paciente, altruísta, MÃE, melhor esposa, melhor filha, melhor irmã, fotógrafa (até esse dom, ela me fez despertar!) cansada, cheia de olheiras, desarrumada, descabelada, e com barriguinha! rs




Abri mão da minha estabilidade no emprego, pra tentar uma carreira nova, incerta, e então poder ser uma mãe muito presente. Estou conseguindo tudo isso, graças a Deus!!! E a vida social, tipo Happy Hour?? Nem sei o que é isso, mas não me faz falta. E abri mão do meu corpo, amamentando por tanto tempo! rs Não posso beber e nem fazer tratamentos estéticos que eu gostaria. Mas, daqui a pouco ela cresce e eu vou poder tudo.

Um momento inesquecível com seu filhote: 

Muitos! Primeiro chorinho, primeira noite em casa, primeiros passinhos, primeiro "manhê!", primeira dancinha....

O maior susto na sua vida de mãe:

A primeira febre, com apenas 20 dias de vida, que nos levou a ficar internadas por 4 dias! Quase morri de chorar, com meu leite completamente empedrado e ela mamando pouco. Mas, no fim, tudo acabou bem, não era nada e voltamos pra casa.  Só ficaram sequelas no meu psicológico! Um medo louco dos vírus e bactérias do mundo!

Você trabalha? Qual a sua profissão? 

Fotógrafa, completamente realizada e feliz!

Quando você se cuida e curte o parceiro? 

Pra ser sincera, tenho me cuidado pouco, porque a pimpolha e o trabalho me consomem quase completamente, e no pouquíssimo tempo livre que me resta, curto um sofá e um filminho com o maridão, depois que ela dorme. Saímos sempre a três, e ambos curtimos muito! 

Já fez alguma viagem com eles? Pra onde? Como foi? 

Só fui pro Rio, visitar parentes. Foram 2 viagens muito boas!

Tem bichos em casa? Qual o contato das crianças com eles? 

Tenho 2 cachorros, schnauzers, mas ta aí uma coisa que a maternidade não ajudou: fiquei com nojo do contato deles com ela, muito por medo bobo também, e vetei o contato até recentemente. Mas, agora estou voltando ao meu estado normal! rs Ela AMA os peludos!

Quem é responsável pelos cuidados diários? 

Eu, eu e eu! Desde o primeiro dia em casa!

Quais os programas preferidos de mamãe mais filhote? 

Parquinho, passeios com esses mini veículos, shopping, parque, almoço com amigas... Eu adoro sair com ela!!!

Seus filhos já frequentam escolinha? Qual a sua participação nessa rotina? 

Não, ainda! Mas, estou doida pra matriculá-la e vou participar de tudoooo!

Não sou uma mãe perfeita porque... 

aqui somos livres e felizes,  dentro da nossa rotina maluca! rs Na verdade, tenho uma dificuldade LOUCA na implantação de rotinas. Já coloquei no papel a rotina ideal, e colei na geladeira, decidida a segui-la. Faz um tempinho que eu olho pra ela e dou uma risadinha! rs Aqui tem cama compartilhada, tem banho misturado, tem amamentação pra lá de prolongada, tem petit suisse na sobremesa, bolo quase todos os dias, pipoca no sofá e cada dia acordamos em um horário diferente! Muito disso se deve ao meu trabalho flexível e minhas madrugadas tratando fotos para entregar. Como dormimos "tudo junto e misturado", ela acorda quase SEMPRE e vem atrás de mim. rs 

E por fim, o que é ser mãe pra você, além de "Padecer no Paraíso"? Qual o segredo para ser uma boa mãe?

Ai ai... (suspiros)... Clichê mais verdadeiro: "ser mãe é ter o coração batendo fora do corpo", com certeza! às vezes nem me olho no espelho o dia inteiro, mas sei de cada arranhãozinho novo que aparece nela. O que dói nela, dói 1000 vezes mais em mim. Quando ela está longe, parece que meu coração está também!

Ser mãe é ter vontade, inspiração e motivação para fazer tudo dar certo!  É amar a ponto de conseguir abrir mão de tanto, e nem sentir falta!
Ser uma boa mãe pra mim é mergulhar de cabeça nessa missão, e nessa identidade. Saber que esse negócio é sério, é pra sempre! Que todas as pessoas em volta podem passar, você pode deixar de ser bonita, deixar de ser jovem, as amizades podem acabar, o trabalho pode acabar de uma hora pra outra, mas você vai ser filha e vai ser mãe, pro resto da vida. E é isso , o que realmente importa! A minha vida gira em torno de ser uma boa mãe, hoje. De ser boa pra minha família. E o resto segue o fluxo. 

6 comentários:

  1. Bem-vindo, blog! Um feliz parto para introduzir você ao mundo!

    ResponderExcluir
  2. Lindooo.... Adorei, E a história é simplesmente mágica.
    Bjus pra vc e pra sua linda familia, que ela possa crescer cada dia mais e mais, em amor, felicidade, carinho, respeito e união. bjo no,<3 de vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!!
    Parabéns bela família!
    Que Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir