Blog idealizado por mim, Vivian Marcondes, que sempre digo que "em primeiro lugar, sou mãe". Sou e fui muitas coisas nesses meus 32 anos de vida. Mas, há apenas 2 anos, é que descobri aquilo que eu realmente amo, que é a minha cara, minha missão e minha identidade: a maternidade. Daí veio o nome, que primeiro batizou meu blog pessoal, e em seguida também denominou meu grupo no Facebook, mais tarde tendo a Simone Galani como braço meu direito, na moderação.
De início, um grupo sem qualquer pretensão, só para fugir do que eu estava acostumada e não gostava. E sem fazer alarde, se formou uma simpática turma de mães de mente aberta e muita experiência para compartilhar. E a cada publicação, e cada pedacinho de história de vida contada, esse blog aqui ia tomando forma na minha cabeça.
Veio a ideia do blog extensão do grupo, e era inevitável que o título se repetisse! Luanda Mangeni, que se mostrou mais do que empolgada: maravilhada com essa ideia, é meu braço esquerdo, e assina muitos dos textos publicados aqui.
E aqui vamos nós: com muitas Identidades incríveis para revelar, sem regras indiscutíveis, fugindo sempre que possível dos clichês. Aqui são mães de verdade! Dedicadas, amorosas, apaixonadas, mas nunca perfeitas.
Curtam!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mãe e Loba

A maternidade é um momento sublime, doce, mágico. Nenhuma mãe há de duvidar disso. Porém não utilizarei hoje esse espaço para falar de doçura. Estou aqui para falar de força, poder, instinto... Estou aqui para falar da mulher-loba. Você, leitora, deve estar imaginando que isso não tem nada a ver com maternidade, mas insisto que me dê a chance de explicar.

Desde que o mundo é mundo, a Humanidade possui uma série de arquétipos os quais (con)vivem no nosso Inconsciente Coletivo, e um deles é a mulher-loba. A Loba se manifesta de uma forma tão transformadora em uma mãe, que às vezes parece que nasceu uma nova mulher após o parto. Ela lava a sua alma, e por isso choramos tanto na gravidez e mais ainda após o parto. Nos sentimos desconcertadas, desorientadas, não entendemos porque aquela felicidade que sentíamos antes do parto desaparece assim que nosso pequeno milagre vem ao mundo e nos penalizamos por não sermos imediatamente tomadas pelo êxtase da maternidade. Nos sentimos em transe, más, pecadoras, envergonhadas (nem contamos isso a ninguém com medo do julgamento alheio), mas o único desejo naquele momento é de chorar. Mas ao mesmo tempo, algo inexplicável nos move para e acolhe com unhas e dentes aquele bebê que é frágil, perfeito, irresistível, SEU. A Loba e seu instinto maternal te dominam, te transforma numa guerreira que morreria sem pestanejar pela sua cria. 

É essa mulher-loba, empoderada de toda sua força, supera todas as dificuldades e não deixa nada faltar aos seus filhos, ainda que nas condições mais extremas, as mães são sobre-humanas. Todas conhecem alguns exemplos de mães incondicionais que sobrevivem a lares repletos de privações financeiras, sociais, emocionais, e ainda assim são as melhores mães do mundo aos seu filhos. Eu disse as melhores mães do mundo, eu não disse perfeitas. É preciso ser valente para defender nossos filhos, mas é preciso ser ainda mais valente e deixá-los seguir o seu caminho, e assim como nossas mães nos fizeram mulheres de fibra, nosso instinto nos guiará para prepararmos também nossos filhos para o mundo. Temos que torná-los capazes, independentes, dignos, homens e mulheres de bem, ensiná-los a amar a vida e tudo que vem com ela, seja bom ou ruim.

Então hoje o meu convite é para que você invoque essa Loba que está em você, mãe, e perdoe seus pecados, aceite suas loucuras, e entregue-se a esse puro e arrebatador Amor que temos por nossas crias, pois absolutamente tudo que você viveu, (ou sofreu) foi necessário para torná-la a melhor mãe do mundo para os seus filhos.

[Juliane Vismari]

Nenhum comentário:

Postar um comentário