Blog idealizado por mim, Vivian Marcondes, que sempre digo que "em primeiro lugar, sou mãe". Sou e fui muitas coisas nesses meus 32 anos de vida. Mas, há apenas 2 anos, é que descobri aquilo que eu realmente amo, que é a minha cara, minha missão e minha identidade: a maternidade. Daí veio o nome, que primeiro batizou meu blog pessoal, e em seguida também denominou meu grupo no Facebook, mais tarde tendo a Simone Galani como braço meu direito, na moderação.
De início, um grupo sem qualquer pretensão, só para fugir do que eu estava acostumada e não gostava. E sem fazer alarde, se formou uma simpática turma de mães de mente aberta e muita experiência para compartilhar. E a cada publicação, e cada pedacinho de história de vida contada, esse blog aqui ia tomando forma na minha cabeça.
Veio a ideia do blog extensão do grupo, e era inevitável que o título se repetisse! Luanda Mangeni, que se mostrou mais do que empolgada: maravilhada com essa ideia, é meu braço esquerdo, e assina muitos dos textos publicados aqui.
E aqui vamos nós: com muitas Identidades incríveis para revelar, sem regras indiscutíveis, fugindo sempre que possível dos clichês. Aqui são mães de verdade! Dedicadas, amorosas, apaixonadas, mas nunca perfeitas.
Curtam!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Um brinde aos inícios!

Dizem os cientistas que toda vida nasce a partir da água. Nós seres humanos também. Saímos do esperma que é líquido e após uma grande corrida, entramos em um óvulo que também é recheado de líquidos e nos abrigamos em uma cavidade chamada útero que tem lá sua quantidade de água.
Passamos 9 meses aconchegados e felizes dentro de uma bolsa d’água esperando o momento de encarar o ar e ver a luz.
Mas tanto essa espera quanto o grande momento do nascimento não acontece conosco em absoluta solidão. Pelo contrário! Tem alguém que está ao mesmo tempo do lado de fora e de dentro nos esperando. Alguém que está absolutamente o tempo todo em contato conosco mas que anseia poder nos tocar. Alguém que está nos abrigando e acolhendo no lugar mais maravilhoso que possa existir, mas que mal se agüenta de vontade de poder nos envolver em um ninho de braços quentinhos.
Alguém que sabe exatamente como somos por dentro e por fora, mas que se pergunta constantemente sobre como poderá ser nosso rostinho e nosso cheiro.
Esse alguém que tanto espera durante os 9 meses é o mesmo alguém que vai nos esperar todos os dias:

Vai nos esperar acordar chorando para trocar a fralda e amamentar;
Vai incansavelmente nos esperar sofrer de cólicas e desconfortos que fazem parte de nosso crescimento;
Vai ansiosamente nos esperar aprender a sorrir e descobrir nossos corpos;
Vai calmamente nos esperar descobrir o sabor dos alimentos e o prazer de comê-los, bem como risonhamente vai nos limpar a lambança na roupa pela comida espalhada;
Vai pacientemente nos esperar aprender a caminhar vagarosamente;
Vai emocionadamente nos ensinar a falar;
Vai dolorosamente nos esperar aprender com nossos erros;
Vai nos dar todas as armas para crescer e viver esperando sempre que sejamos felizes e vai, por fim, nos deixar seguir nossa própria vida esperando que sempre possamos voltar para retribuir toda essa espera.

Espera essa que vai gerar em algum momento, no rosto desse alguém, lágrimas que vão rolar algumas vezes. Sejam elas felizes ou não.

E foi dividindo todas essas lágrimas, que também são feitas de água, que alguns “alguéns” resolveram criar esse pequeno Universo chamado de blog, para poder dividir com o mundo a forma como nos sentimos por termos sido agraciadas com lágrimas causadas pelo ouro líquido que temos nas mãos: o amor por sermos mães.

[Luanda Mangeni]


Bem-vindos ao “Identidade: Mãe”, onde a partir de entrevistas com mães de verdade, poderemos falar sobre o maior começo de todos: quando somos responsáveis por uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário